segunda-feira, 15 de junho de 2009

Iluminismo

Iluminismo, Esclarecimento ou Ilustração (em alemão Aufklärung, em inglês Enlightenment, em italiano Illuminismo, em francês Siècle des Lumières, em espanhol Ilustración) designam uma época da história intelectual ocidental.





Origem
Ainda que importantes autores venham ressaltando as origens do Iluminismo no século XVII tardio, não há uma data certa de quanto iniciou o Iluminismo. O término do período é, por sua vez, habitualmente assinalado em coincidência com o início das Guerras Napoleônicas (1804-15).




O que foi?
Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.

As fases do Iluminismo
Em geral, pode-se afirmar que a primeira fase do Iluminismo foi marcada por tentativas de importação do modelo de estudo dos fenômenos físicos para a compreensão dos fenômenos humanos e culturais.
No entanto, a partir da segunda metade do século XVIII, muitos pensadores iluministas passaram a afastar-se das premissas mecanicistas legadas pelas teorias físicas do século XVII, aproximando-se então das teorias vitalistas que eram desenvolvidas pelas nascentes ciências da vida. Boa parte das teorias sociais e das filosofias da história desenvolvidas na segunda metade do século XVIII, por vários autores.



Iluministas notáveis

Bento de Espinosa: filósofo neerlandês, com ascendência judaica portuguesa. É considerado o precursor das correntes mais radicais do pensamento iluminista. Escrito mais importante: Tratado Teológico-Político.





John Locke: filósofo inglês. Escritos mais importantes: Ensaio sobre o entendimento humano; Dois tratados sobre governo.








Montesquieu: filósofo francês. Notabilizou-se pela sua teoria da separação dos poderes do estado, a qual exerceu importante influência sobre diversos textos constitucionais modernos e contemporâneos. Escrito mais importante: Do Espírito das Leis.





Voltaire: defendia uma monarquia esclarecida. Sendo filósofo francês, era deista, acreditava que para chegar a Deus não era preciso a igreja, e sim a razão. Escritos mais importantes: Ensaio sobre os costumes; Dicionário Filosófico; Cartas Inglesas.








Benjamin Franklin: político, cientista e filósofo estadunidense. Participou ativamente dos eventos que levaram à independência dos Estados Unidos e da elaboração da constituição de 1787.








Buffon: naturalista francês. A sua principal obra, A história natural, geral e particular, exerceu capital influência sobre as concepções de natureza e história dos autores do Iluminismo tardio.








David Hume: filósofo e historiador escocês.









Jean-Jacques Rousseau: filósofo francês. Escrito mais importante: Do Contrato Social.










Denis Diderot: filósofo francês. Elaborou juntamente com D'Alembert a "Enciclopédia ou Dicionário racional das ciências, das artes e dos ofícios", pretendia reunir todo o conhecimento humano disponível, que tornou-se o principal vínculo de divulgação de suas idéias naquela época. Também se dedicou à teoria da literatura e à ética trabalhista.



Adam Smith: economista e filósofo escocês. O seu escrito mais famoso é A Riqueza das Nações.










Immanuel Kant: filósofo alemão. Fundamentou sistematicamente a filosofia crítica, tendo realizado investigações também no campo da física teórica e da filosofia moral.






Gotthold Ephraim Lessing: dramaturgo e filósofo alemão. É um dos principais nomes do teatro alemão na época moderna. Nos seus escritos sobre filosofia e religião, defendeu que os fiéis cristãos deveriam ter o direito à liberdade de pensamento.




Edward Gibbon: historiador inglês.









Século das Luzes
O apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.
Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua forma participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda vigorava na França, e, nesta forma de governo, o rei detinha todos os poderes. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas.


5 comentários:

  1. Parabéns seu blog esta muito criativo!!!
    Bom ano letivo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. adoramos seu blog e o melhor foi seu video.
    bjs
    Andreia cristina,Mayanni,Tainara e Tais.

    ResponderExcluir
  3. Nós aqui do C.E.P.Lydio de Brida
    Alunas Alice e Alyne adoramos o seu blog principalmente o video

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. eu khetleyn e lucas adoramos muito seu blog
    esta muito criativo
    um bj
    C.E.P.Lydio de Brida

    ResponderExcluir
  5. adorei muito bom super interessante e muito criativa beijos da samara do lydio

    ResponderExcluir